Só aprenderemos o novo se nosso coração estiver revestido de humildade
Homilia diária de 7 de julho de 2018.
Quando aprendemos algo novo, não estamos desprezando o que já aprendemos, mas ampliando o novo que aprendemos
“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam” (Mateus 9,16-17).
O que é novo vamos colocar no que é novo, porque se colocarmos algo novo naquilo que está velho, tornamos aquilo que está novo em velho; e se estiver estragado, estraga também. Vinho novo precisa de um vasilhame novo; numa roupa nova vamos colocar um remendo novo.Aquilo que o Mestre está dando como comparação proverbial é para nos ensinar como devemos acolher o Reino de Deus. Desculpe-me se a minha mentalidade é velha, se os meus conceitos são velhos e arcaicos, não estou desprezando o que é velho e arcaico. Tudo precisa ser renovado, revisto, revisado para que seja sempre atualizado. Nunca desprezando, mas renovando e, assim, a graça de Deus em nós vai ser sempre nova. Muitas pessoas se apegam ao passado, a alguma situação, àquilo que aprenderam, e não querem aprender mais nada, não se abrem para ampliar o que aprenderam. Quando aprendemos algo novo, não estamos desprezando o que já aprendemos, mas estamos ampliando, tendo uma consideração maior pelo novo que aprendemos.Quem conheceu o Antigo Testamento, quem sabe de tudo e viveu a antiga Lei, não é para desprezar a antiga Lei, mas é para aperfeiçoar com a nova Lei, com a plenitude da Lei que já aprendeu. Assim vale para a nossa vida: não sejamos pessoas de mente arcaica, de mente atrasada. Não vivamos somente de um passado, tragamos o passado para o hoje e para o agora.O Evangelho é sempre Boa Nova e muitos não puderam acolher a Boa Nova de Jesus, porque ficaram somente no passado e no que já sabiam. Aprendemos tanto com pessoas que, às vezes, não damos nada por elas. Aprendemos com as crianças, com o idoso, com uma pessoa de rua, com o irmão que vem com a sua simplicidade de vida derrubar nossos conceitos, nossas teorias de vida e tudo que aprendemos.
Só aprendemos o novo que o outro nos ensina se o coração for revestido pela humildade, que é a novidade do Evangelho que derruba todos os conceitos para que o Espírito sopre onde quer que esteja, sempre nos renovando, atualizando e colocando-nos aos pés do Mestre Jesus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook