O importante para a nossa fé é a experiência com Cristo
Homilia Diária de 3 de julho de 2018.
Se quisermos que a nossa fé cresça, não a submetamos às realidades materiais
“Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (João 20,29).
Sou seguidor de Cristo desde menino, mas eu nunca vi Deus, nunca vi Nossa Senhora nem os anjos. Eu fecho os meus olhos para contemplar a presença de Deus em mim, no mundo em que estou, nas realidades que estou vivendo, mas não preciso nem quero nenhuma prova material.
Precisamos que Deus aja e transforme a nossa fé. Precisamos alimentá-la, porque não podemos cair na tentação da materialidade nem das provas materiais. Às vezes, olhamos para as pessoas nas redes sociais: “Olha, estão mandando fotos. Estou vendo um sinal aqui. Olha, uma marca no Céu! Olha a marca naquele lugar”. Tudo bem se para alguns aquilo é importante, mas isso não é fundamento de fé nem é importante para nós.
O importante para a nossa fé é a experiência com o Cristo vivo e ressuscitado, uma experiência real que não passa pela nossa necessidade de vermos, mas sim experimentarmos, não de forma material, mas na mística e na vida interior que temos.
Quanto mais vida interior, madura, real e concreta temos, menos precisamos de sinais humanos ou materiais. Quando a nossa relação com Cristo é verdadeira e autêntica, às vezes, nem sentimos nada, sentimos um vazio, uma dúvida: onde Deus está humana e psicologicamente? São os próprios sentimentos perguntando, porque não fizeram a experiência.
Santa Madre Teresa de Calcutá passou mais de 20 anos sem provar, até nos seus afetos, a presença de Deus, mas ela mesmo disse: “Foi o tempo onde eu tive mais fé, onde submeti a minha fé a Deus”.
Se quisermos que a nossa fé cresça, que ela seja madura e real, não a submetamos às realidades materiais, mas somente o crescimento da experiência mística e espiritual. É essa fé que nos faz chegar a Ele.
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook
Material gratuito, extraído do site https://homilia.cancaonova.com/homilia.